quarta-feira, 2 de maio de 2007

Apresentação pública do DVD sobre a ribeira que nos dá o nome

Dando corpo aos objectivos que levaram à constituição da ONG “Ribeira da Lage” a mesma procedeu na noite de sexta feira, vinte e sete de Abril, à primeira mostra pública de um pequeno documentário, sobre a ribeira que nos dá o nome.

Para melhor sentir os problemas que afectam a Ribeira da Lage, fizemos o levantamento pedonal exaustivo de todo o seu percurso, que se desenvolve ao longo de dois braços principais, registando em imagens esses mesmos percursos pedonais. Com esse registo pretendemos criar um acervo de imagens, do património ambiental/cultural e construído que se poderá perder para sempre, pretendendo ao mesmo tempo que faziamos o levantamento, registar as principais fontes poluidoras. Este pequeno documentário irá fazer parte de um dossier que se está a produzir, que se pretende o mais completo possível e que será futuramente enviado às autoridades competentes a nível local e nacional.

Convém referir no entanto, que todo o trabalho de filmagens e posterior tratamento de imagem e montagem, tem o cunho voluntário e amador da associção. Ao optar por este dia de apresentação deste documento, pretendemos marcar desta forma a data que constitui um ano de vida da “Ribeira da Lage”.

A mostra era aberta a toda a população, tendo sido endereçado convite pessoal ao Vereador do Ambiente, a todos os elementos da Assembleia de Freguesia e autoridade eclesiástica.

A Associação não pode deixar de lamentar a ausência do sr. Vereador Emídio Sousa que apesar de acusar o convite, não delegou em qualquer representante.

Mas a melhor resposta que nós poderiamos esperar foi dada pelos cidadãos, que afluíram em grande número lotando por completo a sala da Junta de Freguesia. O interesse do documentário ficou ainda mais cimentado após os rasgados elogios que a generalidade dos que usaram da palavra fizeram ao mesmo.

Aquilo que se previa demorar nunca mais de uma hora, acabou por se prolongar noite dentro, dado o interesse dos presentes no debate que se encetou, terminando a sessão perto das vinte e quatro horas.

Ficou o pedido e a promessa de continuação de muito e bom trabalho em prol do Ambiente, sendo inclusive pedido por alguns dos presentes, para que se faça a mostra deste documentário nas diferentes freguesias por onde passa a Ribeira da Lage. A Associação ficou de verificar essa possibilidade, mostrando desde já disponibilidade para o fazer.

3 comentários:

OLima disse...

orça aí, pessoal. Não julguem que estão sozinhos. Mesmo de longe a gente dá-vos uma mãozinha. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Anónimo disse...

Pena tenho eu que os dirigentes da AARL, não tomem consciência dos atropelos que diáriamente cometem contra o meio ambiente, até porque se o fizessem certamente não andariam de cabeça levantada tal era o peso da mesma.

Anónimo disse...

pena nao terem divulgado por todos os associados...adorava ter ido assistir...mesmo assim penso que é uma atitude louvavel...continuem estamos no bom caminho. o planeta merece RESPEITO