sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Colocação de placas identificativas de locais de interessa ambiental, histórico e cultural


(clicar nas imagens para aumentar)

Passo a passo e no sentido de dar corpo aos objectivos que levaram à constituição da ONG “Ribeira da Lage” os seus dirigentes procederam na tarde de sábado, três de Fevereiro, à colocação de placas identificativas e indicativas de locais de interesse ambiental, histórico e cultural.

Deitando mão de materiais naturais, de modo a não interferirem no espaço envolvente, identificaram a ribeira que preferencialmente lhes merece a atenção, um percurso pedonal que dando ouvidos à tradição oral segue uma antiga estrada real, onde, nas suas margens frescas, se pode encontrar ainda que em mísero estado de conservação, a apelidada “fonte rainha”.

Do mesmo modo e no mesmo percurso identificaram a “Ponte da Ribeira d’Água” construção do séc. XVIII, (julga-se que do ano de 1775), que com os seus três arcos em abóbada de granito aparelhado e sem guardas, viu a sua importância desvanecer-se após a construção da estrada nacional, estando hoje votada ao abandono e à destruição dos elementos da natureza.

Por último e não por ser de menor interesse, procederam à colocação de uma placa indicativa da “Capela da Lage” também conhecida por capela de Santo António, monumento religioso do século XVIII, que nos nossos dias tem vindo a ser completamente desenquadrada da sua envolvente, por sucessivas demolições e construções que se vão fazendo, sempre avalizadas (!?) por quem julga estas questões do património construído e imaginário colectivo.

As pessoas que entretanto fomos confrontando nos últimos dias e durante a colocação, mostraram-se agradavelmente surpreendidas e incentivaram-nos no prosseguimento deste trabalho, sendo que, proximamente outros locais de interesse histórico ou ambiental verão a sua existência trazida ao conhecimento das pessoas.

Manuel Resende

4 comentários:

Anónimo disse...

parabéns pelas vossas iniciativas!

Anónimo disse...

Meus amigos, desculpem que vos diga, mas não acham que há outras formas de saborear o gosto pelo poder? por exemplo mandarem em vossas próprias casas!

Deixem o que não é da vossa competência entregue á autoridade máxima da freguesia.

Sinceramente!

Jardas Guardian disse...

Parabéns por esta iniciativa! Sem duvida que é de uma associação deste genero que a Ribeira da Jardas também precisa!

A OUTRA disse...

Faço minhas as palavras de Jardas Guardian.
Pessoalmente gostaria de ver a Ribeira das Jardas bem tratada sem o lixo que lá encontramos.
É um lugar que se quiserem pode ser muito melhor conservado.
Parabéns pela vossa iniciativa.
Deixem-me dizer que não sou daqui, sou do sul mas há muitos anos, por um acaso esta passou a ser a minha terra.
Bom sucesso para a Ribeira.
Força para ultrapassar os contratempos.